Estado Islâmico reivindica autoria de atentado a bombas no Irã

O ataque matou quase 100 pessoas em solenidade de homenagem a general iraniano assassinado em 2020

Segundo informações de agencias internacionais, o Estado Islâmico declarou, nesta quinta-feira 4, ser o autor das duas explosões que mataram quase 100 pessoas no Irã. O crime ocorreu na quarta-feira 3. Grupos como Telegram divulgaram em massa o caso através de seus afiliados. O atentado foi realizado na ocasião de uma cerimônia em homenagem ao general Qasem Soleimani, assassinado em 2020 por um míssil dos Estados Unidos. O caso foi amplamente criticado na época e pode ter causado a fúria atual por um outro fato ocorrido contra o número 2 do Hamas.

O novo protesto com milhares de pessoas aconteceu nos arredores da mesquita Saheb Zaman, na cidade de Kerman, sul do Irã, um dia após a morte de Saleh al Aruri, número dois do Hamas e aliado do Irã que morreu em um ataque com drone em Beirute, no Líbano. As autoridades do país atribuíram a responsabilidade pelo ataque a Israel, país que mantém histórica tensão com os iranianos que querem uma investigação internacional.

O governo iraniano pede ao conselho das Nações Unidas uma representação para “fazer frente aos atrozes atentados terroristas”. O governo brasileiro condenou os ataques que podem fazer com que outros países e grupos radicais anti-Israel entrem em conflito direto contra Israel. Atualmente, 22 mil pessoal foram mortas em Gaza desde o inicio da guerra que infelizmente a grande midia chama de “Guerra de Isrrael x Hamas”, mas que na verdade é contra o povo palestino que está sendo dizimado pelo exercito israelense.

Com informações do Carta Capital

Uma resposta para “”

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora