Bolsonaro desiste de voltar ao Brasil e avisa: pode pedir asilo. Quem aceitará?

Opções no exterior para Bolsonaro estão minguando. Ele está isolado até na extrema direita mundial. Ninguém o quer por perto

Fórum – O ex-presidente Jair Bolsonaro avisou a interlocutores próximos nos últimos dias que não voltará ao Brasil se sua prisão for decretada ou mesmo se ele avaliar que esta é uma possibilidade real.

Bolsonaro estuda pedir asilo em diferentes países, mas foi informado que não poderá ficar nos Estados Unidos. O presidente Joe Biden, que tem Donald Trump nos calcanhares, irá participar da frente mundial pela democracia que será liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e não há hipótese de conceder novo visto a Bolsonaro.

A opção italiana parece descartada. A primeira-ministra Giorgia Meloni, apesar de ser de extrema direita, condenou a tentativa de golpe bolsonarista de 8 de janeiro e sinaliza que Bolsonaro não terá acolhida no país. O mesmo parece indicar o governo húngaro de extrema direita de Viktor Orbán.

Com isso, Bolsonaro teria apenas governos no Oriente Médio e, mesmo lá, suas opções atualmente estariam reduzidas a duas, Catar ou Arábia Saudita -mas os interesses comerciais dos países com o Brasil podem atrapalhar os planos do ex-presidente.

No Brasil, até mesmo os líderes do PL, que defendiam sua volta urgente para o país, para liderar a oposição ao governo Lula, começam a considerar que é mais prudente Bolsonaro permanecer no exterior. Tanto para ele, pelo isolamento político quase total, como para o PL, que quer manter distância.

Com informações de Guilherme Amado.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: