Por três votos a dois, a 2ª Turma do STF derrubou a decisão do ministro Kassio Nunes Marques de devolver o mandato ao deputado estadual Fernando Francischini (União-PR), condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral por compartilhar fake news
Por Redação
Como já era esperado os ministros André Mendonça e Nunes Marques votaram para manter a decisão, mas foram vencidos pelos votos de Edson Fachin, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes. Antes da decisão da 2ª Turma, o assunto foi pautado no plenário do Supremo, mas o ministro André Marques pediu vista após o voto dos ministros Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes. Franscischini havia reassumido na segunda-feira seu mandato na Assembleia Legislativa do Paraná.
Com a decisão desta terça-feira 07, Bolsonaro se diz indignado com o STF que cassou deputado por fake news. “Eu poderia deter alguém por ter espancado um marciano?” – Disse o mandatário do Brasil afirmando que declaração que levou à perda do mandato de Fernando Francischini também foi feita por ele. Internautas reagiram se perguntando porquê ele também não foi cassado, falou coragem da justiça e o povo que não se manifestou? Fica a interrogação.
Tanto André Mendonça como Nunes Marques foram indicados pelo presidente ao STF que continuamente não votam usando critérios jurídicos e sim político do grande amigo, afirmam especialistas. Com decisão o deputado federal Márcio Macedo (PT) deverá ser reconduzido a vaga na Câmara após o deputado cassado ter tido o mandato devolvido pelo ministro bolsonarista Nunes Marques.
Com informações do site Metrópoles