‘Parte da economia europeia entrará em colapso’, diz CEO da TotalEnergies ao defender gás russo

Não há substitutos para o gás russo na Europa e parte da economia europeia entrará em colapso sem o combustível, afirmou Patrick Pouyanne, CEO da empresa francesa de petróleo e gás TotalEnergies

Sputnik – O executivo anunciou, nesta quarta-feira (23), que a companhia deixará de comprar petróleo e derivados da Rússia devido à situação na Ucrânia, mas explicou por que considera o gás do país imprescindível.

“Conheço a maneira de substituir o petróleo russo e o diesel, mas o gás não sei como fazer. Se eu decidir interromper as exportações de gás russo, não sei o que pode substituí-lo. Sem o gás russo, uma parte da economia europeia entrará em colapso. O gás é importante para a Europa”, disse Pouyanne à rádio RTL.

Segundo ele, se o continente encerrar por completo a importação de gás da Rússia, enfrentará sérios problemas no inverno de 2023. O CEO destacou ainda que, não só a TotalEnergies pretende continuar no segmento, como rivais de negócios da empresa mantêm suas operações no país devido a obrigações contratuais.

“Não, não vou fazer isso “se retirar completamente do mercado russo” e vou explicar o porquê. Hoje não tenho nenhuma operação na Rússia, mas tenho investimentos em fábricas de quase 13 bilhões de dólares “cerca de R$ 63,6 bilhões”. Mas não se trata do dinheiro, trata-se do fato de que essas usinas continuarão operando independentemente da minha retirada, e os russos são bons em gerenciar usinas”, contou Pouyanne à emissora.

Segundo informou a Gazprom, o total de gás restante na Europa é de 29,5%, enquanto as instalações alemãs já estão 70,6% vazias. Enquanto na França 77,1% do armazenamento já foi esvaziado. A empresa adicionou que este é um desafio muito sério, considerando os limites diários de enchimento, que são estritamente limitados pelas capacidades tecnológicas das instalações de armazenamento.

Fonte: Sputnik

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: