Bolsonaro decreta luto por Olavo após ignorar Elza, Beth Carvalho, Paulo Gustavo e Aldir Blanc

Presidente não expressou solidariedade diante da morte de grandes figuras da cultura brasileira. Mas decreta luto por escritor negacionista que nada fez pelo Brasil e nem no país morava. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União.

BdF – O presidente Jair Bolsonaro (PL) decretou luto oficial de um dia em homenagem ao escritor Olavo de Carvalho, que morreu nessa segunda-feira (24) nos Estados Unidos, onde vivia.

A decisão contrasta com a postura adotada pelo chefe do Executivo diante da morte de diversos artistas, intelectuais e personalidades.

Desde o início de seu governo, Bolsonaro ignorou as mortes de figuras de grande relevância, como as cantoras Elza Soares e Beth Carvalho, o cantor Agnaldo Timóteo, o ator Tarcísio Meira, o humorista Paulo Gustavo e os compositores João Gilberto e Aldir Blanc.

Em nenhum dos casos citados houve atos do Poder Executivo determinando luto oficial, tampouco manifestações de solidariedade expressadas pelo presidente da República.

Um levantamento do jornal O Globo divulgado nesta terça-feira (25) mostra que o atual presidente foi o que menos assinou esse tipo de decreto. Historicamente, o país entra oficialmente em luto duas vezes por ano.

Bolsonaro não assinou decretos de lutos em episódios de grandes proporções, como o crime ambiental de Brumadinho, que matou mais de 300 pessoas, o acidente do Ninho do Urubu, que vitimou dez pessoas, e as mais de 600 mil mortes pela pandemia.

Ex-presidentes também decretaram luto em casos com muitas mortes, como a queda do avião da Chapecoense, o incêndio na Boate Kiss, os mortos por desastres naturais e o terremoto no Haiti.

A declaração de luto pela morte de Olavo de Carvalho foi publicada no Diário Oficial da União por volta das 15h desta terça-feira (25). Algumas horas antes, Bolsonaro já havia feito uma homenagem ao escritor em sua conta no Twitter.

Leia o decreto:

Relembre as mortes ignoradas por Bolsonaro

Elza Soares


Elza Soares morreu em 20 de janeiro de 2021, em decorrência de causa natural / Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Beth Carvalho


Beth Carvalho morreu em 30 de maio de 2019, em decorrência de infecção generalizada / Ana Paula Oliveira/TV Brasil – EBC

Aldir Blanc


Aldir Blanc morreu em 4 de maio de 2020, em decorrência da covid-19 / Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia

Tarcísio Meira


Tarcísio Meira morreu em 12 de agosto de 2021, em decorrência da covid-19 / Wikimedia Commons/VIVA

Agnaldo Timóteo


Agnaldo Timóteo morreu em 3 de abril de 2021, em decorrência da covid-19 / Wikimedia Commons/Setur


Eva Wilma morreu em 15 de maio de 2021, em decorrência de um câncer / Wikipedia

João Gilberto


João Gilberto morreu em 6 de junho de 2019, em decorrência de causas naturais / Wikipedia

Paulo Gustavo


Paulo Gustavo morreu em 4 de maio de 2021, em decorrência da covid-19 / WikiMedia Commons

A morte de outras figuras também foi ignorada pelo presidente. Entre elas, as do cantor Moraes Moreira, das atrizes Nicete Bruno e Bibi Ferreira, dos jornalistas Clóvis Rossi e Paulo Henrique Amorim, a do rabino Henry Sobel e a do arquiteto Paulo Mendes da Rocha.

Morte por covid-19?

A causa da morte de Olavo de Carvalho não foi divulgada pela família. Recentemente, ele esteve internado em hospital no Brasil com problemas cardíacos.

Em meados janeiro deste ano, foi diagnosticado com covid-19. Na mesma semana, cancelou aulas de um curso que ministrava de forma online. Durante a pandemia, Olavo de Carvalho fez diversas publicações com teor negacionista nas redes sociais.

Em uma dessas postagens, escreveu: “Dúvida cruel. O vírus mocoronga mata mesmo as pessoas ou só as ajuda a entrar nas estatísticas?”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: