Ministério da Saúde fecha compra de 10 milhões de doses da Sputnik; Nordeste negocia 39 milhões

Governadores do Nordeste haviam articulado uma compra que seria assumida por Pazuello; caso o governo dê para trás, os estados arcarão com os custos

Por Lucas Rocha

O Ministério da Saúde fechou um contrato com o Fundo Soberano da Rússia nesta sexta-feira (12) pela compra de 10 milhões de doses da vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Centro Gamaleya. A compra possui uma quantidade inferior do que foi negociado pelo Consórcio Nordeste com o ministro Eduardo Pazuello, 39 milhões.

O anúncio foi feito pelo secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, durante coletiva de imprensa.

“Agora, para que possamos efetivamente aplicar a Sputnik, só necessitamos que a União Química providencie com a Anvisa, o quanto antes, a autorização para uso emergencial e temporário”, disse.

400 mil doses devem chegar até o final de abril. No cronograma inicial, essa quantidade viria ainda em março. Mais 2 milhões chegariam em maio e o resto até junho.

A quantidade, que vinha sendo negociada pelo governo, é inferior aos 39 milhões articulados pelo Fórum de Governadores do Nordeste. Segundo o governador Welligton Dias (PT), do Piauí, caso o ministério não acerte a compra, eles estão dispostos a custear os imunizantes.

Com informações do G1 e da CNN Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: