Governadores cobram de Bolsonaro mais vacinas com urgência, especialistas dizem que o sistema de saúde brasileiro entrará em colapso em breve caso medidas duras de enfrentamento não sejam tomadas.
El País – Em mais uma pressão sobre o Governo Bolsonaro por ações para conter a pandemia, governadores de 14 Estados fizeram uma carta em que cobram “imediata adoção das providências” do presidente para obter novas doses de imunizantes contra a covid-19.
“O percentual de vacinas aplicado no Brasil, a despeito do empenho de Governadores, Prefeitos e profissionais da saúde em todo o País, ainda é muito baixo e, no ritmo atual, infelizmente, atravessaremos o ano lamentando a irreparável perda de vidas, além da baixa expectativa de imunizar efetivamente todos os grupos prioritários”, escrevem os governadores.
No documento, as autoridades afirmam estar no limite de suas forças e possibilidades. Citam que esforços com medidas como ampliação de leitos de UTI, compra de equipamentos e contração de profissionais da saúde já não são suficientes para controlar o agravamento da doença no país. “Esse conjunto de ações, ainda que indispensável, demonstra estar próximo do exaurimento. Ninguém discorda de que, nas próximas semanas, talvez meses, a pandemia seguirá ceifando vidas, ameaçando, desafiando e entristecendo todos nós”, escrevem.
Assinam a carta os mandatários de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Sergipe.
Covid-19
Após registrar recorde de mortes por coronavírus, o Brasil confirmou nesta quinta-feira o segundo maior número diário de óbitos pela doença desde o início da pandemia: 1.699, de acordo com os dados do Ministério da Saúde.
Com isso, o número de vítimas acumuladas pelo país chega a 260.970. Ainda segundo a pasta, o Brasil registrou 75.102 novos casos nas últimas 24 horas e totaliza 10.793.732 contágios.
Enquanto isso, o Governo Bolsonaro recebe cobranças de todos os lados. Procuradores da República de 24 Estados e do Distrito Federal elaboraram uma recomendação para que o Ministério da Saúde adote com urgência, em todo o território brasileiro, medidas para conter a transmissão do novo coronavírus.
O documento foi enviado ao procurador-geral da República, Augusto, Aras para que seja encaminhado à pasta. Além disso, governadores de 14 Estados escrevera uma carta de apelo ao presidente, pedindo esforço na aquisição de vacinas.
Foto de O Globo
Com informações do El País