Júpiter e Saturno fazem grande conjunção pela primeira vez em 400 ano

A conjunção de Saturno e Júpiter  pode ser considerada a imagem mais marcante dos últimos anos, esse fenômeno raro encanta por si próprio, para muitos pode simbolizar o inicio de novos tempos.

Da Redação

A ‘Grande Conjunção’ de Saturno e Júpiter em 2020 é o mais próximo que esses planetas aparecerão no céu desde 1623 – logo após Galileu observá-los pela primeira vez com seu telescópio.

Eles são fáceis de ver sem equipamento especial e podem ser fotografados facilmente em câmeras DSLR e muitas câmeras de telefones celulares. Aqui estão algumas dicas que você deve ter em mente ao fotografar o céu em dezembro.

Você notou dois objetos brilhantes no céu se aproximando a cada noite que passava? É Júpiter e Saturno fazendo uma dança planetária que resultará na Grande Conjunção em 21 de dezembro. Naquele dia, Júpiter e Saturno estarão um ao lado do outro no céu – o mais próximo que apareceram em quase 400 anos. E foi o que aconteceu hoje e as imagens se espalharam rápido pelas redes.

Para aqueles que gostariam de ver este fenômeno por si próprios, eis o que fazer:

1 – Encontre um local com uma visão desobstruída do céu, como um campo ou parque. Júpiter e Saturno são brilhantes, portanto podem ser vistos até mesmo da maioria das cidades.

2 – Uma hora após o pôr do sol, olhe para o céu do sudoeste. Júpiter se parecerá com uma estrela brilhante e será facilmente visível. Saturno ficará um pouco mais fraco e aparecerá um pouco acima e à esquerda de Júpiter até 21 de dezembro, quando Júpiter o alcançará e eles inverterão suas posições no céu.

3- Os planetas podem ser vistos a olho nu, mas se você tiver binóculos ou um pequeno telescópio, poderá ver as quatro grandes luas de Júpiter orbitando o planeta gigante.

Com informações do site da NASA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: