Senado deve votar até o fim do ano o novo FUNDEB

Depois das polêmicas sobre o novo FUNDEB, senado deve avaliar e votar até o fim do ano, na votação do último dia 09,  a  oposição chamou de novo golpe contra o ensino público.

Da Redação

Os recursos destinados ao Fundeb precisa ser votado até o fim do ano para que possa ser validado já em 2021. O Senado também poderá votar durante a semana o Projeto de Lei 4.372/2020, que regulamenta o repasse de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

A regulamentação do Fundeb, principal mecanismo de financiamento da educação básica do país, deve ser feita antes do fim do ano para que os recursos do fundo estejam disponíveis em 2021. Segundo o site de noticias Yahoo, a Câmara aprova retrocessos à educação pública em regulamentação do novo Fundeb pois na pratica reduz repasses do fundo público para redes de ensino públicas e prejudicando a remuneração de profissionais da educação das redes públicas.

O texto, que foi aprovado pela Câmara dos Deputados em 9 de dezembro, tem pontos polêmicos, como a inclusão de escolas privadas sem fins lucrativos e as unidades de ensino profissionalizante do Sistema S entre as instituições que podem ser beneficiadas com recursos públicos.

A sessão da ultima sexta-feira 9, foi muito criticada por especialistas e partidos de oposição que acusam o governo de trocar votos por emendas parlamentares, o objetivo é aproveitar mais uma passagem de boiada visando a eleição da câmara dos deputados que ocorrem em fevereiro do próximo ano. Na ocasião os deputados de oposição chamaram a votação de um “novo golpe” contra o ensino publico.

A deputada Gleisi Hoffmann reagiu assim no dia seguinte a votação na Câmara:

Com informações da Agência Senado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: